Imprensavoltar

Notícias

27/07/2017
Biodiesel
160 anos: Passo Fundo recebe mais um presente da BSBIOS

foto aerea bsbios

Empresa amplia capacidade de produção em 33%

 

A unidade matriz da BSBIOS teve publicada hoje (27), no Diário Oficial da União, a licença da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis – ANP para produzir com capacidade ampliada em 33%, ou seja, dos atuais 216 milhões de litros de biodiesel/ano está autorizada a produzir 288 milhões de litros/ano.

 

“Essa autorização chega em um ótimo momento para nós e também para Passo Fundo, que completa 160 anos em agosto. Essa é uma retribuição ao município e a região por acreditarem em nós,” afirmou o diretor presidente da BSBIOS Erasmo Carlos Battistella, lembrando que no início do ano quando foi requerido para a Prefeitura e para a Câmara de Vereadores uma contribuição havia um projeto de crescimento que agora está sendo concretizado, com uma empresa maior, que terá possibilidade de faturar mais e gerar novos empregos diretos e indiretos.

 

Para alcançar essa marca nos últimos meses a empresa fez investimentos em equipamentos e tecnologia na planta de Passo Fundo na ordem de R$10 milhões. “Com a ampliação estamos otimizando insumos e mão-de-obra, mas também estaremos demando mais matéria-prima – soja –, para atender a essa nova capacidade. Com isso, estaremos gerando um faturamento adicional de R$200 milhões e um retorno maior de ICMS ao município,” destacou o empresário, agradecendo o empenho e a competência da equipe que trabalhou incansavelmente para que essa ampliação pudesse ser concluída.

 

Com isso, a companhia reafirma sua crença no Programa Nacional de Produção e Uso do Biodiesel – PNPB e se capacita ainda mais para atender ao mercado de Biodiesel que está em expansão. O Brasil está atualmente com o B8 – 8% de mistura de Biodiesel ao óleo diesel – em vigor, com um horizonte programado de crescimento de chegar ao B10 em março de 2018.

 

Essa é o quarto aumento de capacidade da planta desde que ela entrou no mercado em 2007. Quando foi inaugurada, o complexo podia colocar no mercado até 124,2 milhões de litros. Em junho de 2009 e junho de 2015, a usina completou outros processos de atualização de suas instalações. A Unidade de Processamento de grãos também passou por uma recente ampliação, tendo capacidade de esmagar 3000 ton/soja por dia.

 

AMPLIAÇÕES DE CAPACIDADE BIODIESEL

PASSO FUNDO

ANO

CAPACIDADE/DIA

CAPACIDADE/ANO

2007

345 m3

124,2 milhões litros

2009

444 m3

159,8 milhões litros

2015

600 m3

216 milhões litros

2017

800 m3

288 milhões litros

 

 

No ano de 2016 a BSBIOS foi à indústria que mais comercializou biodiesel no país, 10,4% do total. Atualmente, o Brasil conta com 51 fábricas de biodiesel aptas a funcionar. Em breve, a companhia estará divulgando o seu Relatório de Sustentabilidade trazendo mais dados sobre os investimentos realizados.

 

Unidade de Marialva

 

A unidade de Marialva/PR também recebeu hoje (27) da ANP autorização para iniciar as instalações para a ampliação da unidade em 38%, dos atuais 208,4 milhões de litros de biodiesel/ano poderá produzir 288 milhões de litros/ano.

divulgue